sábado, 2 de março de 2013

A Geografia do Prazer


A CIRCUM-NAVEGAÇÃO DOS DIAS
 
Cumpriu-se o mar quarenta anos após a descoberta de Metáfora! Era à tardinha que o sol poente destacava no mar chão a cidadela povoada de imaginação, memórias e ilusões. Não habitavam lá gestos, nem olhares, e só aves marinhas recordavam o tempo vazio de tudo, o vaguear entre mim e os anseios que se desfaziam como vagas contra os molhes da barra.   
 
 Cansava tal viajar pelas ruas de uma solidão que ia esfriando os trababalhos e os dias...
 
Mas hoje cumpriu-se o mar e atravessámos a ponte nova como quem sobe o arco-íris a caminho de nossas mãos e da aliança que refresca a saudade de tudo. Lá de cima avistámos um passado sofrido entre o pôr do sol e o nevoeiro espesso que assustava os barcos quando a ronca nos entrava pela manhã dentro. Lá de cima avistámos o presente de hoje que já não nos deixa viajar pelas cores além e se fica pelo reflexo dos peixes e das aves marinhas nuns olhos onde se espelha, tão bem, a impossibilidade de navegar para lá da neblina que esconde a saída da barra e anuncia o perigo aos mareantes.
 
O porto de abrigo somos nós quando aportamos às justas emoções que nos preenchem os dias e o sabor das noites. Os barcos serão as sensações que navegam o corpo e se escapam pelos olhos rumo ao infinito de nós. O som cavo que previne a viagem do nevoeiro, ou da névoa espessa da manhã, será o nosso guia a caminho de um país distante onde habitamos os minutos que esperam sempre por nós, como se o tempo fabricasse o espaço de nossos desejos.

O arco-da-velha-aliança voltou a ser a ponte de regresso aos nossos afazeres de hoje. Quarenta anos depois cumpriu-se o mar em terna navegação!
 
 
Agusto Mota, texto 14 de «A Geografia do Prazer», 1998
 
 
 - A Exaltação do corpo em viagem pelos continentes da memória.
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário