domingo, 10 de março de 2013

O Artifício da Loucura


SEMÂNTICA  DO  ROSA 
 
Parece que o rosa é uma cor de Domingo. O Domingo vem sempre floreado deste tom feminino, talvez para disfarce de angústias e de outros e vários problemas semanais. O rosa parece eliminar, pela sua suavidade, a aspereza que transportamos em nosso mundo interior sem calendário de Domingo. Oferece-se-lhe praia e missa ao Domingo. É, assim, uma cor de distâncias marítimas e religiosas. Mas ao Domingo. Nos outros dias estas distâncias têm cores mais próprias e, até, mais sedutoras. São sempre, e só, para uso muito pessoal. Nada têm que ver com as distâncias dominicais, sendo, por natureza, violentas e com o movimento dos sentimentos actualizados. Esbatem-se até à transparência só em casos de nítida falha de personalidade. Passam ainda, por rigor de lei física, de uma para outra cor com a mesma violência com que se manifestam no apogeu da vibração.
 
Mas estas últimas são cores de sentimento, não de acção externa. Por isso, mesmo que se disfarcem com roupagens visíveis, permanecerão actuantes no tal mundo sem calendário de Domingo. São sentimentos-cor, mais do que cores de sentimentos. Não são pautáveis senão em casos muito particulares e, mesmo nestes, carecem de actualização. Dependem do tempo e do espaço psicológico.
 
Eternizar uma coloração interior é comprometer um segredo do maravilhoso com roupagens que acabam sempre por cair no floreado tom feminino de uso dominical. É uma outra forma de morrer para a descoberta do novo em cada dia e uma outra forma cómoda de viver para a descoberta do sempre igual em todos os dias.
  
De qualquer modo é uma morte por estagnação de vivências.
 
 
 Augusto Mota, texto 5 de «O Artifício da Loucura», 1962 a 1964      
 
 - Discorrências sobre o nosso próprio limite.                                       

Sem comentários:

Enviar um comentário